Bolsas Wayuu

Oi Pessoal, tudo bem? “Tão boa?”

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que passei parte das minhas férias viajando. Fui para San Andrés, uma ilha que faz parte do território da Colômbia. Lá, pude desfrutar das lindas paisagens, mas, também aproveitei para conhecer um pouco mais da história local, das comidas típicas e das tradições.

Falando nisso, uma das coisas que me chamou a atenção é que por toda a ilha podemos encontrar as famosas bolsas Wayuu, vocês conhecem? Pois é, já havia visto esse tipo de arte em várias fotos com looks de blogueiras, no Instagram como inspiração, blogs de moda “It” mas, nunca soube que eram oriundas da Colômbia, e muito menos de uma tribo indígena.

As bolsas e artesanatos Wayuu carregam consigo uma história que vai além da moda atual. A tribo fica em La Guajira, território que ocupa a região nordeste da Colômbia e noroeste da Venezuela. Esse povo é de origem muito simples, e mesmo com tanta influência moderna conseguem manter seus rituais ancestrais. Têm na tecelagem fonte principal de sobrevivência, e por isso, as meninas, desde pequenas, aprendem as técnicas e se tornam produtoras da tribo. Produzir essas bolsas é sinal de status, conhecimento e de valorização da mulher em seu meio. É tanto cuidado que cada bolsa demora cerca de um mês para ficar pronta, por isso, cada detalhe, cada cor é de muito valor e tradição. São todas únicas.

Imagem1

O macramê, arte de entrelaçamento das linhas é utilizado não só nas bolsas como também nas vestimentas, redes e todos os adereços da tribo. A coloração antes era feita de forma artesanal, com corantes naturais, mas, devido à alta demanda passou a ser tonalizado com corantes industriais. Os colombianos se orgulham muito dessa arte e fazem questão de nos contar um pouco da história a cada visita nas barraquinhas. Espalhadas por toda a Ilha, a arte Wayuu inclui bolsas, batas, pulseiras de todos os tamanhos, cores e gostos, uma mais linda do que a outra.

O preço varia de 70 a 90mil pesos colombianos (cerca de R$120,00), para as bolsas maiores. Em uma viagem para Jericoaquara – CE, chegaram a me ofertar por R$600,00 de tão em alta que estava… Hoje, a moda possibilitou a compra pela Internet e deixou a arte indígena muito mais conhecida e com preços mais acessíveis.

Essas são as minhas:

Imagem2

Imagem3

Mais do que usar como um acessório fashion, acho importante dividir com vocês a origem dessa moda e dar o crédito aos seus verdadeiros artistas. Se apropriar da cultura dos outros é algo sério. Wayuus, obrigada por colorirem o mundo com sua arte.

Imagem4Essa é a Sandy, sendo linda e querendo aparecer no Blog.

Fontes:

  1. http://www.wayuubagsbrasil.com/cultura-wayuu/
  2. http://www.wayuubolsas.com/site/conteudo/blog

Beijos e até a proxima!

Babu**

Autor: Barbara Cavalcante

Podem me chamar de Babu. Publicitária. Matraca. Ansiosa. Sabe pouco sobre tudo mas, o que sabe resolveu compartilhar. Sejam bem vindos!

6 comentários em “Bolsas Wayuu”

    1. Aeeee Tonhoooo obrigada! Você é Top, também te acompanho nas redes sociais e fico muito feliz em saber que você está bem, torço muito por você, mesmo de longe! Será sempre bem vindo no blog, venha quando quiser seja para elogiar ou criticar! É nóis!

      Curtir

Deixe um comentário