Escolher a carreira, agora?

Eu, particularmente, acho ridículo a pressa que “obriga” a escolher, com 17 /18 anos, o que ser para o resto da vida. #quantapressão O jovem acaba de sair do colegial, onde ele comprava vinho escondido com os amigos, riscava o próprio tênis e se achava malandro quando cabulava para andar no shopping; e aí (tchanam!) esse adolescente amadurece, entra em um curso de engenharia de petróleo e sua vida muda. Entre nós, você sempre teve certeza do que queria ser quando crescer? É sobre isso que vamos falar!

Quando nossos pais eram jovens, bombar na carreira era conseguir um emprego no banco, cursar magistério ou entrar em uma metalúrgica e se aposentar lá. Hoje, é fazer faculdade e ser um case de sucesso. O jovem com 17 anos já presta o vestibular, pensado em ser CEO de uma multinacional americana. Longe de mim cortar essas ambições mas, a faculdade deixou de ser um ambiente acadêmico de aprendizado, de troca e amadurecimento estudantil para vender cargos e diplomas.

Quando você sai da escola e não ingressa na faculdade logo é interpretado como “o vagal”, que não quer nada da vida, acomodado. E coitado daquele que não sabe o que vai cursar, esse é um perdedor. MENTIRA! As pessoas não entendem que, escolher uma profissão envolve muito mais do que status (#partiufacul #festadafacul), envolve vida! Hoje passa-se muito mais tempo trabalhando do que livre. Quer passar o dia fazendo o que odeia? Acredito que não.

Quando eu estava saindo do colegial sempre soube que trabalhar com comunicação era o que eu queria. Eu curto falar, dançar, cantar, escrever, compor, fotografar, tocar e muitas outras coisas transmitem de uma forma ou de outra o verbo: expressar. Mas, o mais legal de tudo isso é que as coisas aconteceram de forma natural, ninguém me obrigou a ser absolutamente nada! E eu tive a opção de ser nada. #nãoqueeusejagrandecoisahoje

Acredito que a melhor forma de escolher sua profissão é se cercar de informação. Você precisa avaliar o mercado e ver quais atividades você poderá desenvolver naquele ramo. Ver se há oportunidade de trabalho nessa área, porque fazer faculdade e não ter emprego está longe dos planos. É importante pesquisar a universidade que quer e pode fazer, ela é bem avaliada naquilo que ensina, ela oferece recursos para seu aprendizado? Identifique suas habilidades e tente convertê-las em profissão, assim, quando estiver trabalhando vai parecer que está praticando um hobby. Faça o curso que você quer, e não o que paga mais ou que sua família acreditar ser o melhor para você.

Sei que o que disse acima não se aplica à todos. Mas, o objetivo desse texto é informar que, para entrar em uma faculdade a última coisa que se precisa é de pressa e desespero. Muito pelo contrário, escolher com cautela evita perder tempo lá na frente, vai por mim. Não adianta estudar por estudar e depois achar que uma pós graduação salvará sua pele. E o tempo que você perdeu? O dinheiro que investiu? Isso vai pra conta também.

Ser feliz na carreira é algo relativo, afinal, como tudo na vida, nada é perfeito. Mas, fazer algo que tenha relação com sua personalidade ou com seus gostos facilita a vida. Além disso, o tempo vai mostrando, aos poucos, que caminhos tomar (quem diria que eu teria um blog aos 25?), tenho pessoas que fizeram faculdade comigo que hoje trabalham como DJ ou que viraram cheff de cozinha (e estão felizes). Enfim, faça dessa escolha um momento legal, de dedicação e de realização. Não se prenda a tabus profissionais ou ao tempo dos outros. Reflita, colete informações e coloque seus planos no papel, logo menos sua escolha será feita.

OBS. Entenda como tabus profissionais os exemplos:
“Vc vai estudar história? Coitada, nunca será valorizada!”
“Tanta profissão no mundo e você escolheu fazer teatro, isso não dá futuro!”
“O mercado está saturado para quem quer fazer publicidade, se for para área de criação então, aí tem que ser muuuuito bom!”
“Se está na dúvida faça administração, sempre terá emprego.”

Amo Raul, e compartilho com vocês um vídeo sobre o que acabamos de falar!

Boa sorte!! Beijos, Babu.

Publicidade

Autor: Barbara Cavalcante

Podem me chamar de Babu. Publicitária. Matraca. Ansiosa. Sabe pouco sobre tudo mas, o que sabe resolveu compartilhar. Sejam bem vindos!

4 comentários em “Escolher a carreira, agora?”

  1. Indecisão palavra na qual me encaixo perfeitamente ! Isso em qualquer ponto da minha vida , principalmente em decisões como essa , esse texto só foi a afirmação de uma dúvida.
    E a conclusão e não ter pressa e acabar errando e se arrependendo o resto da minha vida !
    Beijos .

    Curtir

    1. Olá Paula, nós somos rodeados de cobranças e pressões que muitas vezes colocamos em nós mesmos. Eu também sou muito indecisa, mas, o melhor remédio para a indecisão é a busca por respostas através de fatos e dados, e não pelo “achômetro”. Não adianta fazer as coisas por impulso ou para agradar alguém, principalmente quando se trata do seu futuro . Quem dá as cartas em nossas vidas somos nós, se está com dúvida na escolha do curso faça um teste vocacional, busque profisisonais que trabalham na área e veja se você se vê fazendo aquilo… se está com dúvida na universidade busque as que possuem boas avaliações nos cursos que deseja, se possuem laboratórios para aprendizado, se o mercado as reconhce bem, se você se imagina indo lá todos os dias, avalia a grade curricular do curso e os professores. E o mais importante: se dedique, porque não há sonho realizado sem esforço. Boa sorte!

      Curtir

  2. Realmente, é muito complicado tomar uma decisão dessas tão novo, mesmo com toda a informação disponível, a nossa tendência alienada de optar inconscientemente pelas carreiras que em geral nos darão mais dinheiro, sempre é o que nos condiciona ao erro e ao arrependimento mais tarde…
    Acho que quem está nesta situação, deve começar a pensar nas matérias da escola que mais gosta e a partir daí pensar nas profissões relacionadas à estas disciplinas… é um caminho… Mas sempre tentando quebrar os ‘tabus’ que existem na escolha da carreira…
    Ps. Adorei a música!!
    Bjus Bazinha!

    Curtir

  3. Eu estou passando exatamente por isso!! Entrar em uma faculdade (pública) é que eu mais desejei e é uma coisa que meu pais me cobram muiiiito!! Esse ano foi a comprovação que ainda não tenho certeza de nada do que quero fazer, pois quero ser tudo ao mesmo tempo. Só esse ano já pensei em cursar Arquitetura e meu TCC na escola foi exatamente sobre isso, o que foi bom pra mostrar que não tenho nada haver com a área. Eu amo criar coisas e vi que o Design ou a Publicidade encaixam bem em uma coisa que quero sim fazer o resto da minha vida, mas ainda não tenho certeza, meus pais investiram muito em mim esse ano, cursinhos, apostilas, mas eu tenho apenas 17 anos e estou ficando completamente maluca com tudo isso.
    As vezes quero simplesmente fazer meu intercambio ou ir pra um lugar bem longe e simplesmente fugir das cobranças em ter que tomar uma decisão tão repentina, sei que posso desistir e começar de novo, mas por que não começar com uma coisa que eu realmente gosto? Só sei que essa pressão esta me matando e me sufocando cada vez mais. Minha mãe até entende o que eu estou passando, mas meu pai não e tenho medo de frustrá-lo por uma coisa que nem eu tenho certeza ainda!
    Depois de ler esse post vi que eu realmente tenho que respirar e entender o que eu quero, é difícil mas eu preciso rsrs.
    Bah eu amo seu blog e obrigada por me mostrar que as decisões são tomadas naturalmente e não preciso me martirizar para entrar em uma facul agora ! Obrigada por tudo, um super beijo !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: